Segurança digital: quais os perigos e como proteger crianças e adolescentes?

9 em cada 10 crianças e adolescentes já estão na internet, muitos desde bem pequenos. Essa é uma realidade e precisamos, juntos, cuidar para que a experiência deles no mundo digital seja segura. 
Os perigos assustam. Assim como no mundo físico, há pessoas bem intencionadas e mal intencionadas em todo lugar. Por isso, é tão importante que famílias e educadores estejam sempre atentos a que tipo de conteúdo os jovens estão consumindo e qual o nível de exposição deles.  Infelizmente, todos os dias, são registrados muitos casos de cyberbullying, conteúdo inadequado para a idade, roubo de dados e pedofilia. Segundo o guia “Crianças, Adolescentes e Telas” divulgado pelo Governo Federal, as principais ferramentas para protegê-los são a educação digital e o diálogo aberto. A rede de apoio é imprescindível para que eles estejam de fato seguros.
mao

Dicas práticas

Veja o Glossário

Cyberbullying
Quando alguém usa a internet ou o celular para humilhar, ameaçar ou constranger outra pessoa. Pense em mensagens cruéis, fotos embaraçosas ou fofocas espalhadas online.
Sharenting
Sabe quando os próprios pais compartilham excessivamente informações, fotos e vídeos de seus filhos nas redes sociais? Parece inofensivo, mas pode expor demais a criança e sua privacidade.
Sextorsão
Quando alguém ameaça divulgar fotos ou vídeos íntimos de outra pessoa na internet, caso não receba dinheiro ou favores. É uma chantagem usando conteúdo sexual.
Dumbphones
Celulares simples, sem acesso avançado à internet e nem a aplicativos.